As dimensões do BIM e suas essências integrativas
in BIM

As dimensões do BIM e suas essências integrativas

As dimensões do BIM integram múltiplas técnicas e tecnologias, possibilitando maior precisão e eficiência na execução e manutenção de obras.

Na década de 1970, uma indagação perplexa estampada em bottons populares dizia: “Tecnologia é a resposta, mas qual era mesmo a questão?”. Trazendo para o nosso contexto, poderíamos parafrasear: “BIM é a resposta, mas qual era mesmo a questão?”.

Das múltiplas interpretações que essa pergunta irônica sugere, talvez a mais evidente seja a de agir com uma absoluta certeza inconsciente, respondendo a tudo com rotinas assimiladas sem que, de tempos em tempos, reavaliemos suas causas e, claro, suas consequências. E essa postura provoca muitas consequências, como por exemplo a de não enxergar uma necessidade de mudança e, por conta disso, não a adotar; enquanto à nossa volta, tanta coisa muda.

E é exatamente essa visão pétrea que o BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção) tenta ultrapassar em todas as etapas e processos da construção.

Interpretando o BIM

Atualmente, existem muitas teorias, técnicas e softwares que ajudam a projetar modelos, fazer planejamentos, criar estimativas, elaborar análises técnicas, desenvolver simulações, estabelecer gerenciamentos e manutenções…

Mas você poderia se perguntar: existe alguma tecnologia capaz de integrar um oceano de dados gerados, informações e elementos relacionados a cada uma das etapas da construção, possibilitando maior precisão e eficiência na execução e manutenção das obras?

E a resposta seria: sim, existe. E ela se chama BIM.

O objetivo do BIM

O BIM tem por objetivo integrar essas múltiplas técnicas e tecnologias. Guardadas as devidas proporções e diferenças, seria como um smartphone, que reúne funções diversas como microfone, câmera fotográfica, filmadora, telefone, máquina de escrever, transmissor de vídeo, gravador, livro, enciclopédia… tudo isso em um único dispositivo. Enfim, técnicas e tecnologias antes disponíveis separadamente.

E um dos conceitos que torna clara essa essência integrativa do BIM é o conceito de Dimensão.
Na tecnologia BIM, não há uma, nem duas, nem três dimensões, mas sete.

As dimensões do BIM

  • 3D: dimensão da representação, da produção de modelos, projetos relacionados à arquitetura, estruturas, instalações;
  • 4D (planejamento): à terceira dimensão, é acrescido o fator tempo e, portanto, a dimensão dos prazos a serem cumpridos;
  • 5D (estimativa): à dimensão da representação e do prazo é acrescida a dimensão custo/orçamento;
  • 6D: à representação, ao prazo e ao orçamento, é acrescida a dimensão sustentabilidade em várias de suas acepções;
  • 7D: é a dimensão Facilities Management, que leva em conta o gerenciamento e a manutenção das operações e ativos da edificação após o término de sua construção.

 

Essas dimensões possuem características, métodos e objetivos próprios, e abordaremos cada um deles com mais detalhes nas próximas semanas. Se tiver interesse pelo assunto, clique aqui e leia outros artigos sobre BIM.