Acervo fotográfico relembra tragédia das enchentes causadas pela chuva
in Água Saneamento Básico

Acervo fotográfico relembra tragédia das enchentes causadas pela chuva

O manejo das águas pluviais, bem como o de resíduos sólidos, também são parte do saneamento e possuem grande influência sobre as enchentes.


Buick quase submerso atrás do Estádio do Flamengo – O Jornal, 12 de janeiro de 1966 (Arquivo Diários Associados-RJ/Acervo IMS)

Nem só de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto se faz o saneamento básico. A Lei Federal 11. 445, aprovada em 2007, definiu: Saneamento Básico é um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais relacionadas, sim, ao abastecimento de água potável e ao esgotamento sanitário, mas também relacionadas à limpeza urbana, ao manejo de resíduos sólidos e à drenagem e manejo das águas pluviais. E infelizmente, como podemos ver nas fotos, os problemas causados pelas enchentes não são novos.


Pedra do Morro São João, no Engenho Novo – O Jornal, 14 de janeiro de 1966 (Arquivo Diários Associados-RJ/Acervo IMS)

Portanto, os problemas urbanos provocados pelas águas da chuva e pelo “lixo” são também relativos ao setor de saneamento. E, como foi amplamente noticiado na mídia, o início de abril foi marcado por graves tragédias a elas relacionadas. Em especial na área metropolitana do Rio de Janeiro. O problema, claro, não é novo, mas persistem diante de soluções adiadas.


Árvore atravessada na rua Cosme Velho – O Jornal, 20 de janeiro de 1966 (Arquivo Diários Associados-RJ/Acervo IMS)

O Instituto Moreira Sales, detentor do acervo de jornais cariocas, lembrou esse histórico em seu site:

“O aguaceiro de 8 de abril fez a cidade do Rio rememorar o pesadelo que viveu há 53 anos, em janeiro de 1966, o maior temporal da história municipal. Mais de 200 mortos, publicava O Globo, enquanto a EBC – Empresa Brasil de Comunicações – situa este número entre 250 e 300. Cerca de 1 mil pessoas ficaram feridas em outros 1 mil desabamentos que desabrigaram aproximadamente 50 mil. Imagens da tragédia foram registradas pelos jornais cariocas dos Diários Associados, cujo acervo encontra-se sob a guarda do IMS desde meados de 2016. Aqui, uma pequena seleção dessas fotografias de 1966”.


Rua Cosme Velho na altura da igreja de São Judas – Arquivo Fotográfico dos Diários Associados, 14 de janeiro de 1966 (Arquivo Diários Associados-RJ/Acervo IMS)

Como lembrado no vídeo Saneamento: os desafios para o desenvolvimento brasileiro, o descaso com os impactos das águas pluviais é tão acentuado, que não existem dados organizados e disponibilizados sobre o tema, ao contrário do que ocorre com outros aspectos do saneamento básico. Não é por falta de problemas, e os fatos mostram isso. Assista ao vídeo abaixo: