Conheça as causas das Enchentes no Brasil
in Água Drenagem urbana Esgoto Hidráulica Saneamento Básico

Conheça as causas das Enchentes no Brasil

Chuvas intensas, impermeabilidade do solo, destinação incorreta de lixo, problemas de drenagem e ocupação do solo são as principais causas das enchentes nas regiões brasileiras.

Aqui no Brasil, os primeiros meses do ano são sempre repletos de fortes chuvas que ocasionam enchentes. Algumas vezes resultado de distúrbios climáticos, outras ocasionadas, na maior parte, por ações humanas.

Pensando nisso, trouxemos para você as principais causas das enchentes aqui no Brasil. Vamos lá?

Grande Quantidade de Chuvas Intensas

Como algumas das chuvas acontecem em pouco tempo, mas em grande intensidade, os volumes de água gerados são enormes e, com isso, o escoamento não consegue drenar toda a água produzida. Logo, este fator gera poças, acúmulo de água e grandes inundações em determinados pontos, causando estragos imensuráveis.

Impermeabilização do Solo

A maior parte das cidades possui ruas que são de concreto e asfalto. Logo, por eles não serem permeáveis, não permitem que a água se infiltre no solo quando chove, causando assim um grande impacto e aumentando a necessidade de bueiros ou outras formas de contenção. Mesmo assim, essas medidas acabam não dando conta do grande volume de água, resultando em enchentes.

Destinação incorreta dos lixos

Assim como já falamos em outra postagem, a destinação correta dos resíduos, tanto recicláveis quanto orgânicos, é de extrema importância. Pois quando os mesmos não têm uma destinação correta, acabam por entupir as bocas dos bueiros, os canais de drenagem e captação de água de chuva, causando além de enchentes, poluição dos rios, já que os resíduos acabam sendo levados pela água a estes locais.

Problemas de Drenagem

O crescimento da população gera também um aumento da área urbana (maior quantidade de casas e ruas), ocasionando uma maior impermeabilização do solo. Por mais que as infraestruturas de manejo de águas pluviais em certo momento funcionaram, elas precisam acompanhar o crescimento das cidades, o que não acontece. Logo, os encanamentos acabam não suportando o volume de água atual e contribuem com mais enchentes.

Ocupação inapropriada do Solo

Hoje em dia, alguns locais habitados como margens de rios, áreas de dunas, barrancos entre outros, não são apropriados para a instalação das pessoas. Quando isso acontece, a capacidade de drenagem da água no período de chuvas é limitada, causando enchentes frequentes, desabamentos e outros desastres.

Conclusão

Neste primeiro texto apontamos brevemente quais são as principais causas das enchentes. Relembrando o que falamos, elas são ocasionadas por grandes quantidades de chuvas intensas em um curto período, impermeabilização do solo, destinação incorreta dos lixos, problemas de drenagem e ocupação inapropriada do solo. No entanto, em nossos próximos textos sobre o assunto entraremos mais afundo em cada uma delas. Até lá!

 

Situação do Saneamento no Brasil