ISO 55000: a gestão de ativos do planejamento à execução
in Gestão Saneamento Básico

ISO 55000: a gestão de ativos do planejamento à execução

A Gestão de Ativos transforma intenção estratégica no dia a dia das empresas em tarefas, decisões, atividades técnicas e financeiras.

O documento “Gestão de Ativos: Guia para aplicação da Norma ABNT NBR ISO 55001”, da International Copper Association (ICA) Latin America, sugere uma série de etapas para a implementação da Gestão de Ativos proposta pela série de normas ISO 55000. O primeiro passo, segundo esse documento, deve ser o do planejamento. Mas antes de falar do planejamento, porém, o estudo aprofunda algumas definições básicas para compreensão da norma.

O que são ativos?

  • Ativo é um item que tem valor real ou potencial para uma organização.
  • Este valor pode ser tangível ou intangível, financeiro ou não financeiro, e inclui a consideração de riscos e passivos.
  • Ele pode ser positivo ou negativo, em diferentes estágios da vida do ativo.
  • Os ativos físicos geralmente referem-se a equipamentos, estoques e propriedades de posse da organização.
  • Os ativos físicos são o oposto de ativos intangíveis (não físicos), como contratos, marcas, ativos digitais, direitos de uso, licenças, direitos de propriedade intelectual, reputação ou acordos.

 

O que é Gestão de Ativos?

  • É a atividade coordenada de uma organização para obter valor a partir dos ativos;
  • Isso envolve um equilíbrio entre custos, riscos e desempenho.

 

Quatro princípios norteiam a Gestão de Ativos (ISO 55000):

  1. Ativos existem para fornecer valor para a organização e partes interessadas;
  2. A Gestão de Ativos transforma a intenção estratégica em tarefas, decisões, atividades técnicas e financeiras;
  3. A liderança e a cultura do local de trabalho são determinantes da percepção de valor;
  4. A Gestão de Ativos fornece garantia de que os ativos vão cumprir e desempenhar sua função.

 

O sistema de gestão de ativos deve abordar seis aspectos de uma organização:

  • O ambiente interno e externo;
  • Os seus processos de planejamento;
  • Seus processos de apoio;
  • Seus processos operacionais;
  • Os seus processos de avaliação de desempenho;
  • Seus processos de melhoria contínua.

 

É básico, portanto, que o Contexto da Organização seja mapeado e que algumas questões estejam bem claras para os gestores, tais como: o que gera valor para a empresa? Qual o foco do negócio? O que se espera como resultado?

Não é possível responder a tais questões, no entanto, sem que estejam claros quais são os objetivos organizacionais e estratégicos da empresa a curto, médio e longo prazo.

Os objetivos são as perspectivas norteadoras de ações mais concretas como, por exemplo, o da identificação das partes interessadas (incluindo as internas e externas à organização); o mapeamento de como elas interagem com o sistema; a determinação dos critérios para a tomada de decisão; e os papéis e as responsabilidades de cada integrante da equipe de gestão de ativos (evidenciadas na série de normas ISO 55000).

Primeiramente, você sabe o conceito de sistema?

  • É um conjunto de processos;
  • Todo processo utilizado na gestão de ativos terá de ser definido e especificado;
  • É necessária, portanto, uma descrição de como o sistema de gestão de ativos é estabelecido, utilizado, mantido e melhorado.

 

O documento da ICA sugere que nesta primeira etapa seja realizada uma análise crítica dos processos já existentes na empresa e uma comparação deles com relação aos requisitos das normas ISO 55000. Isto, para determinar quais áreas precisam ser desenvolvidas para apoiar o sistema de gestão de ativos.

Todo esse esforço só rende frutos e se consolida no caso de haver de fato liderança e cultura organizacional, fatores determinantes na obtenção de valor, lembra a ICA: “A alta administração define a visão e a estratégia do negócio; alinha a organização e fornece os recursos necessários para que os objetivos sejam atingidos. A alta administração coloca as pessoas em papeis de liderança, orientando e apoiando os mesmos. A liderança influencia a forma como a organização desempenha seu papel e cria a cultura organizacional. Neste aspecto a influência acontece pelo exemplo e pelas atitudes”.

Um dos aspectos mais complexos sugeridos pela série de normas ISO 55000, e que faz parte da etapa do planejamento, é o estabelecimento de uma política de gestão de ativos. Que será o tema do próximo artigo desta série. Se você ainda não leu o primeiro artigo da série, clique aqui.