Os benefícios de um Brasil com Saneamento Básico de qualidade
Conheça os principais benefícios que um Saneamento Básico de qualidade no Brasil pode trazer para a economia, educação, saúde e empregabilidade.
O Brasil está buscando formas de melhorar seus sistemas de Saneamento Básico. No entanto, os Projetos de Lei relacionados à área ainda se encontram em votação e, como todos sabem, a burocracia brasileira atrasa as ações práticas. Como em artigos anteriores já falamos dos principais problemas causados por essa ausência de medidas, hoje falaremos sobre os benefícios que um sistema de saneamento básico de qualidade traria para todos os brasileiros.
Alguns dos setores que mais se beneficiariam seriam o econômico, da educação e da saúde. Abaixo, falaremos um pouco mais sobre cada um deles.
Setor Econômico e maior empregabilidade
O Brasil tem um custo altíssimo com saúde pública. E isso é necessário, principalmente, pois a falta de saneamento básico permeia todos os cantos do país. Logo, se houver um investimento maior e direcionado à universalização do saneamento, estima-se que a economia com saúde pública deverá girar em torno de R$ 5 bilhões de reais até 2036.
Outros fatores econômicos importantes são o aumento da produtividade no trabalho, maior demanda por mão de obra, e o impulsionamento do turismo, proporcionados indiretamente pelos investimentos no saneamento.
Quando há um saneamento de qualidade em regiões propícias ao turismo, temos automaticamente um aumento na geração de empregos, maior produtividade da mão de obra (já que os profissionais não enfrentam tantos problemas de saúde ocasionados pela falta de saneamento), além de mais turistas visitando e gerando receita para essas regiões, que sem infraestrutura e com a degradação do meio ambiente não se tornam atrativas. Estima-se que essa cadeia pode atrair investimentos em torno de R$232 bilhões de reais. E isso é ótimo para a economia de uma maneira geral.
Educação
O setor da educação tem sido um dos mais sucateados no país. E quanto menor o investimento na educação de base, menos pessoas conseguem alcançar níveis de ensino mais altos e qualificados. E este problema se agrava ainda mais pela falta de saneamento básico em muitas regiões. Estudos dizem que, ao serem comprometidos por doenças causadas pela falta de saneamento, muitos alunos não conseguem chegar ao final dos estudos.
Logo, como resultado de maiores investimentos em saneamento, os alunos não precisariam se ausentar por falta de saúde e, com isso, alcançariam maiores níveis de escolaridade.
Saúde
Veja como é um ciclo vicioso: em diversas regiões do Brasil, a saúde pública tem um custo muito elevado devido a doenças causadas pela falta de Saneamento Básico. Logo, não consegue oferecer tratamento de qualidade para a população.
Mas com o aumento do investimento em saneamento, os postos de saúde, por exemplo, deixariam de atender muitos casos de doenças geradas pela falta de saneamento, já que essas doenças não seriam tão recorrentes como são atualmente. Isso geraria não somente uma economia no setor, como também uma população mais saudável.
Conclusão
Fica claro que, se houver um saneamento básico de qualidade para a população brasileira, muitos setores serão beneficiados. E áreas que hoje necessitam de investimentos elevados conseguiriam diminuir custos que, no cenário atual, ainda são indispensáveis.
Vamos aguardar quais medidas serão tomadas pelo Senado e conferir os resultados após essas decisões.
Leave a Reply