Estação Ecológica de Saneamento busca minimizar impacto ambiental
in Saneamento Básico

Estação de Saneamento busca minimizar impacto ambiental

Ações entre comunidade e Estação de Saneamento promovem objetivos concretos para as necessidades da comunidade do Caputera, em São Paulo.

Neste final de ano, o bairro Caputera (entre Cotia, Embu das Artes e Itapecerica da Serra) foi palco de uma interessante solução para minimizar o impacto ambiental dos esgotos jogados diretamente nos rios da região: o “Jardim Filtrante”, uma Solução baseada na Natureza (SbN).

Reportagem do Terra explica que essa técnica “utiliza elementos como pedra brita e plantas especiais, com raízes de alto poder de filtragem, para sugar as impurezas dos efluentes”.

Localizado nas divisas dos três municípios, “o Caputera é rico em nascentes e corpos d’água, que desembocam no Rio Embu Mirim, que contribui com um terço da água da Represa Guarapiranga. De olho neste cenário, a Sociedade Ecológica Amigos de Embu (SEAE), implantou o projeto gratuito “Plantando Jardim Filtrante e Água Boa”, que acontece no bairro este semestre”, explica ainda a reportagem.

Itens do projeto para minimizar o impacto ambiental

  • Munir as comunidades com conhecimento sobre a importância das águas;
  • Ensiná-las como fazer uma estação de saneamento ecológico unifamiliar, com custos menores do que o das fossas tradicionais e resultado superior (pois os efluentes saem livre de poluentes)

 

“Durante dois sábados no mês de dezembro (2018), cerca de 50 membros da comunidade e interessados de outras cidades compareceram para o mutirão e curso gratuito Vivência em Saneamento Ecológico, que abordou teoria e prática para o passo a passo para uma instalação de tratamento ecológico de esgoto residencial. O próximo passo é estender a cortesia para mais duas residências e capacitar a comunidade para que possam fazer suas próprias instalações unifamiliares, além de atuar na área para ampliar sua fonte de renda”.

As missões do “Plantando Jardim Filtrante e Água Boa”

A reportagem ainda explica que o “Plantando Jardim Filtrante e Água Boa” nasceu com a seguinte missão:

  • Difundir técnicas de saneamento ecológico unifamiliar gratuitamente, por meio de etapas de conscientização da população;
  • Instalar tratamento de esgoto por jardins filtrantes;
  • Realizar cursos práticos para a capacitação e formação de 60 instaladores de saneamento ecológico;
  • Publicar cartilha com instruções para que qualquer pessoa interessada possa fazer a instalação em casa.

 

Conheça outras boas práticas em Saneamento Básico aqui.