World Toilet Summit: estudantes desenvolvem dispositivo para tratamento de água antes de ir para a rede de esgoto
in Água Esgoto

World Toilet Summit: estudantes desenvolvem dispositivo para tratamento de água antes de ir para a rede de esgoto

Com casca de banana, detergente e bactéria, estudantes do ensino médio de São Paulo criam dispositivo de tratamento de água, que foi destaque no World Toilet Summit.

Na última terça-feira (19/11) aconteceu mais uma edição do World Toilet Summit, o maior evento do Brasil sobre saneamento e tratamento de água. Além dos assuntos abordados sobre saneamento, um grupo de jovens desenvolveu um projeto em conjunto com sua professora de Biologia que se tornou destaque no evento: o dispositivo Vitágua.

Segundo matéria do “Projeto Colabora”, o que levou as estudantes a iniciar o desenvolvimento deste dispositivo foi a falta de um tratamento de água eficiente onde moravam. Dessa forma, se criassem algo que auxiliasse no tratamento da água antes que ela fosse para o esgoto e não fosse de alto valor, ajudariam a resolver o problema da sujeira que chegava aos esgotos em suas regiões.

Como que funciona o dispositivo de tratamento de água?

O dispositivo, segundo a matéria, funciona com casca de banana, detergente e a bactéria Bacillus Subtilis. Este dispositivo ajuda no tratamento de água antes mesmo da chegada dela para o esgoto.

A banana se comporta como a primeira barreira retirando os agrotóxicos e pesticidas, fazendo com que a água fique livre dos resíduos domésticos. Depois disso, as bactérias entram em ação alimentando-se dos micropoluentes presentes no esgoto e, como última fase, o detergente dissolve as gorduras e os triglicerídeos.

O resultado e conclusões

Muitas empresas ficaram interessadas na ideia das jovens de apenas 15 anos. Uma delas ainda diz: “Ainda estamos em negociação. Não temos nada definido, mas queremos continuar; e o evento de hoje nos animou ainda mais, porque é bom saber que há pessoas que também se preocupam com o saneamento básico”. Ainda segundo uma das jovens: “Nosso objetivo é ajudar a limpar o Rio Tietê a médio e longo prazo. Por isso, buscamos criar um dispositivo econômico e sustentável, que pode ser usado em qualquer casa”.

Que mais ideias como essa surjam todos os dias!

 

CTA E-book Saneamento