Principais causas das chuvas intensas e seus problemas para as cidades brasileiras
in Água Drenagem urbana Saneamento Básico

Principais causas das chuvas intensas e seus problemas para as cidades brasileiras

Altas temperaturas e diminuição da camada de Ozônio são as principais causas da ocorrência de chuvas intensas, o que traz enchentes, inundações e destruições para as cidades.

As chuvas intensas são aquelas que, como dissemos em uma outra postagem, têm pouco tempo de duração, mas com volume de água em grandes proporções. Elas acontecem devido, principalmente, às atividades humanas, que acabam por diminuir a camada de Ozônio da Terra. Este é o fator principal para que haja o aumento na quantidade de chuvas intensas.

E além das inundações, essas chuvas também causam outros problemas para as cidades.

Causas das Chuvas Intensas

Como falamos antes, a diminuição da camada de Ozônio é um dos principais fatores para que haja o aumento de chuvas durante este período de verão, pois ela protege a terra dos raios do sol. Logo, com a diminuição da sua camada protetiva, a incidência solar e aquecimento são maiores do que os previstos.

O aquecimento auxilia na evaporação da água presente no ambiente, levando-a para o céu e proporcionando a formação de nuvens (gotículas de água condensada). Estas, quando precipitam, finalizam o ciclo devolvendo a água para o solo em forma de chuva. De maneira geral, as chuvas ocorrem mais nesta época do ano em nossa região por conta das temperaturas mais elevadas trazidas pelo verão.

E este aumento na quantidade de chuvas também aumenta os problemas das cidades, causados pela falta de saneamento e sistemas de captação das águas pluviais deficitários.

Principais problemas das chuvas intensas nas cidades

Os problemas que são ocasionados pelas chuvas intensas nas cidades e municípios são diversos, mas podemos citar o caso de Minas Gerais que, atualmente, têm enfrentado grandes enchentes por todo o estado.

Claro que as inundações são causadas por chuvas volumosas, mas também por vários outros motivos como a falta de saneamento, a impermeabilização do solo, entre outros fatores.

Logo, com uma maior quantidade de chuvas, existe também maior incidência de enchentes e desastres. Por conta disso, o ambiente urbano precisa ser adequado para minimizar os riscos e problemas. Mas isso ainda é uma grande dificuldade no Brasil.

 

Situação do Saneamento no Brasil