in Água

SAAE utiliza modelo matemático da USP para melhor gestão de energia

Parceria entre SAAE e USP visa implementação de tecnologia que otimiza o processo de decisões e permite economia de gastos com energia.

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria da USP São Carlos (CeMEAI) desenvolve, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto da cidade (SAAE), uma tecnologia de gestão com o seguinte objetivo: economizar energia elétrica.

Essa modelagem visa fornecer aos gestores e tomadores de decisão da autarquia parâmetros e informações mais precisas. Com uma abordagem dessas, assinala a coordenadora do projeto, Maristela dos Santos, a visão da gerência se torna mais completa: “E se olhamos de forma integrada podemos tomar decisões melhores”.

Marcos Furlan, professor da Universidade Federal de Dourado e um dos pesquisadores envolvidos no projeto, explica que:

  • antes do modelo, o ato de ligar e desligar as bombas de captação de água era feito individualmente; se o nível do reservatório estava baixo, a bomba era ligada; se estava alto, ela era acionada.
  • com a utilização do modelo matemático, a observação pontual e individual é substituída por uma visão não de parte do sistema, mas dele como um todo; assim, pensar no sistema de ligamento e desligamento de bomba de uma forma mais geral se torna possível.

 

Despesas e economias

Hoje, no SAAE de São Carlos, as despesas com energia elétrica representam entre 25% e 35% do comprometimento orçamentário da autarquia, segundo sua gerência. E esse olhar geral, sistemático e integrado do modelo matemático permite a otimização das decisões e ações de economia de energia elétrica.

Economia que, segundo o SAAE, pode chegar a 10% em uma conta que é de cerca de R$ 150 mil por mês. Anualmente, isso representaria uma economia de quase R$ 2 milhões.

Essa parceria é um exemplo de que, diante de sistemas complexos de serviços essenciais, como é o caso do abastecimento de água, é imprescindível o esforço de captar, ordenar e apresentar informações de forma sistêmica.

Outra ferramenta que auxilia nesse processo é o BIM (saiba o que especialistas falam sobre essa tecnologia). Afinal, é impossível tomar boas decisões e ter uma gestão eficiente sem ter dados precisos em mãos.

 

CTA E-book Saneamento