6º passo da gestão de ativos: decisões e melhoria contínua
Entenda o sexto passo da gestão de ativos: tomar decisões, uma das partes que compõem e integram todo e qualquer processo de gestão.
Tomar decisões é, por definição, uma opção. É a escolha de um dado caminho na direção de algum rumo. Está implícito na tomada de decisão, as seguintes questões:
- o ponto do qual se parte;
- o ponto em que se almeja chegar;
- e a trilha que liga um ao outro.
Cabe à equipe de gestão de ativos buscar as seguintes informações precisas:
- Condições dos ativos (condições de operação, dados de inspeções, ensaios, manutenções, registro de incidentes e de ocorrências);
- Diagnóstico para interpretar os dados de monitoramento da condição;
- Modos de falha, confiabilidade e análises estatísticas;
- Cálculo das taxas de falha, vida remanescente e probabilidade de falhas;
- Análise econômica dos investimentos de capital e custos com ativos;
- Análise de riscos dos ativos críticos.
“No sistema de gestão de ativos, a qualidade da entrada de dados terá impacto significativo sobre a precisão da saída. Por isso, é importante ter o comprometimento da equipe em manter os registros atualizados e organizados”, afirma o documento “Gestão de Ativos: Guia para aplicação da Norma ABNT NBR ISO 55001”, da International Copper Association (ICA) Latin America.
O documento ainda ressalta que os planos de manutenção, reforma e renovação dos ativos devem, portanto, fazer parte do planejamento anual da empresa. Isto para que um orçamento próprio para a gestão dos ativos possa ser desenhado e o planejamento de longo prazo seja modelado.
Planejado X Realizado
As possíveis desarticulações entre o plano (ideal e abstrato) e a realidade (concreta) criam a necessidade de adaptações, correções e avaliações frequentes, o que pode ser definido como “melhoria contínua”.
Esse processo de melhoria contínua visa os seguintes resultados:
FONTE: Documento “Gestão de Ativos: Guia para aplicação da Norma ABNT NBR ISO 55001”, da International Copper Association (ICA) Latin America
FONTE: Documento “Gestão de Ativos: Guia para aplicação da Norma ABNT NBR ISO 55001”, da International Copper Association (ICA) Latin America
A série sobre a Gestão de Ativos baseados no guia para aplicação da Norma ABNT NBR ISO 55001 termina aqui. Abordamos ao longo desse percurso temas relacionados à planejamento, execução, avaliações, benefícios e desempenhos das estratégias e, neste post, como tomar decisões podem afetar significativamente o desenrolar das atividades de gestão de ativos.
Agora, basta aplicar esses conceitos na sua empresa!
Leave a Reply